top of page

Aprender é o melhor alimento para o nosso cérebro


Ler refletir questionar

Vamos ler, refletir e questionar...


Nós nascemos para aprender, mas, sem compreensão de nós mesmos, sem compreensão do mundo que nos cerca, sem disponibilidade para com nosso próprio ser, a aprendizagem humana perde sua coerência, sua pertinência, comprometendo nossa busca de sentido” (H. Trocmé-Fabre)

A disponibilidade para com nosso próprio ser é a grande dificuldade que nós, humanos, enfrentamos atualmente, confrontados à lógica do imediato, à da falta de tempo, aprisionados pelo verbos ter, possuir, consumir... Mas, as perguntas: “quem somos?” “de onde viemos?”, “para onde vamos?”, continuam, imperceptivelmente, a habitar nosso ser.

Esse presente que nos foi dado pela evolução ou pelo universo, que é nossa capacidade para aprender precisa de coerência, precisa ter relevância, como diz a autora.

Atualmente, com os grandes avanços das Neurociências e das Tecnologias da “informação” e da comunicação vivenciamos um momento único que abre um grande espaço para uma melhor compreensão de nós mesmos.

Então? Vamos dar sentido à nossa existência! Vamos questionar todas essas lógicas absurdas “do querer tudo imediatamente”, do consumir a qualquer preço, do possuir por possuir e do « sempre mais » que é justamente a indicação daquilo que não alimenta.

Vamos aprender!! APRENDER com coerência, pertinência, buscando o sentido. Este é melhor alimento para nosso cérebro, ou seja, para o nosso SER.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page