top of page

E-BOOKS

“É caminhando que se constrói o caminho”

Antônio Machado, poeta espanhol (1875-1939)

Esse e. book corresponde à primeira PAISAGEM da NeuroAprendizagem. Essa paisagem é composta de 4 CAMINHOS. Esses caminhos são pistas de reflexão e de questionamento. O objetivo é tentar ser nós mesmos, descobrir nossos próprios recursos, aprender a ter confiança no nosso potencial, na nossa capacidade para aprender e na nossa percepção.

Cada Caminho é organizado em Trilhas, e em cada uma delas serão abordados assuntos relacionados ao cérebro e ao aprender.

Para adquirir esse e-book, clique aqui.

Trabalho: Trabalho
caminho_aguas

Caminho das Águas

Caminho das Águas faz parte do ebook que se chama “PorqueNeuropedagogia?

Por que ele é chamado Caminho das Águas?

A água, como sabemos, é o elemento fundamental da nossa sobrevivência.  Nosso organismo é constituído de aproximadamente 75% de água. Todos os nossos órgãos, nossas células não podem funcionar sem esse precioso líquido.  Sem falar da beleza que esse elemento proporciona, quando vemos o mar, quando vemos os rios, quando vemos as cachoeiras... é impossível ficar indiferente diante desse mistério que é a água. É uma necessidade de reconexão com a Natureza.

Como está organizado o Caminho das Águas?

O Caminho das Águas vem com um subtítulo. Esse subtítulo se chama O CEREBRO e o APRENDER que é o assunto principal do projeto “Por que Neuropedagogia?”.

O Caminho das Águas é composto de 03 Trilhas. Cada trilha tem um nome que corresponde ao assunto tratado.

Trilha 01 que tem como título “Aprender em um mundo repleto de tecnologias”

Trilha 02 que se chama “Uma pedagogia compatível com o funcionamento cerebral”.
Trilha 03: “Aprender, uma profissão ecológica”.

São pistas de reflexão, pistas para questionamento, pistas para que possamos construir nosso próprio caminho e nossa autonomia.

NIK_2199-2.jpg
caminho_arvores
autumn-5236569_1280.jpg

Caminho das Árvores

Caminho das Árvores faz parte do ebook “PorqueNeuropedagogia?

Por que ele é chamado Caminho das Árvores?

O destino dos humanos sempre esteve associado ao destino das árvores. Nós temos muitas coisas em comum com elas, ou seja, nós « germinamos » uma única vez; precisamos de « raízes » que nos alimentem, que nos fixem em profundidade, que nos deem equilíbrio; somos submetidos a um crescimento cíclico, progressivo, irregular porque estamos sempre religados a um contexto em evolução; estamos sob a influência da luz que provoca a fotossíntese, responsável na planta, pela subida da seiva e, em nosso cérebro, da secreção de neurotransmissores;… etc.

Na NeuroPedagogia a árvore é um símbolo que deu origem a um referencial que se chama “A Arvore do Saber-Aprender”.

Como está organizado o Caminho das Árvores?

O Caminho das Árvores vem com um subtítulo: PARA COMPREENDER A NEUROAPRENDIZAGEM. Trata-se da historia, das raízes da Neuropedagogia e das Neurociências. Esse caminho está organizado, como os outros do e. book, em três Trilhas. Os temas abordados são: o que precisamos saber sobre as Neurociências, como surgiu o conceito de Neuropedagogia, como ela funciona, o porquê de uma NeuroAprendizagem, porque é urgente colocar o aprender no centro do Vivente, quais as raízes da NeuroAprendizagem etc.

caminho_estrelas

Caminho das Estrelas

Caminho das Estrelas faz parte do ebook “PorqueNeuropedagogia?

Por que ele é chamado Caminho das Estrelas?

Comparar nossos bilhões e bilhões de conexões com grãos de areia já é poético, mas compará-los com o números de estrelas no céu é pura poesia. Caminhar em direção das estrelas, ou caminhar em direção de um melhor conhecimento de nós mesmos é colocar em pratica nossa imaginação criadora e nos conectar com a beleza e Arte.

Como está organizado o Caminho das Estrelas?

O Caminho das Estrelas vem com um subtítulo: NOSSO CÉREBRO, NOSSO ALIADO. Nesse caminho são abordados vários assuntos como os neurônios, as células da glia, os neurotransmissores, impulso nervoso e conceitos como conectividade, potencialidade, neuroplasticidade etc.

O Caminho das Estrelas também é composto de 03 Trilhas.

Trilha 01: “Por que precisamos compreender o cérebro?”

Trilha 02: “Cérebro, informação e comunicação”.
Trilha 03: “Do meio ambiente ao cérebro”.

Quanto mais sabemos sobre nós mesmos, quanto mais sabemos sobre o funcionamento desse fantástico maestro que é nosso cérebro, mais exerceremos nosso livre arbítrio, mais ficamos protegidos dos dogmas e mais praticaremos a tolerância

NIK_2052-2.jpg
caminho_flores
Album Sri Lanka (086).jpg

Caminho das Flores

Caminho das Flores faz parte do ebook “PorqueNeuropedagogia?

Por que ele é chamado Caminho das Flores?

A Natureza é, e sempre será, uma fonte de inspiração e de criação. A flor nos conecta com tudo que compõe a terra. Nada mais maravilhoso do que ver um campo florido, um jardim cheio de flores, uma simples rosa que desabrocha. As flores mostram a perfeição da Natureza. Uma flor é pura generosidade sem contrapartida.

Como está organizado o Caminho das Flores?

O Caminho das Flores vem com um subtítulo: RUMO A UMA APRENDIZAGEM BIONÔMICA. Nesse caminho são abordados assuntos para compreender esse impulso  que nos é inerente que é o impulso de aprendizagem. Compreender que Aprender é uma energia e que é dessa energia que emerge a significação e o sentido. Compreender que ninguém pode aprender no lugar do Outro, mas também, que ninguém pode aprender sozinho.

O Caminho das Flores também é composto de 03 Trilhas.

Trilha 01: “Aprendo, logo existo”

Trilha 02: “A energia da aprendizagem”.
Trilha 03: “Rumo a uma aprendizagem solidária”.

LIVROS TRADUZIDOS
bottom of page